No programa Conexão Motta, da Jovem Pan, fui convidado para falar da suspensão do aplicativo X pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes.
O programa, imperdível, foi conduzido por Roberto Motta. À minha frente estava André Marsiglia, um dos advogados que melhor fala sobre liberdade de expressão e que este ano lançou o livro “Censura por toda parte“, pela Avis Rara.
Logo no início do programa, Motta me pediu para avaliar a suspensão do X no Brasil.
“Eu vejo como o maior ato de censura, de maior envergadura na história do Brasil. São mais de 20 milhões de brasileiros que estão sendo proibidos de se expressar e de acessar informações importantes, desde sobre o que está acontecendo no Brasil ou em outros países“, falei.

Marsiglia me complementou muito bem. “A decisão não apenas é equivocada juridicamente como é desproporcional. A desproporcionalidade é uma das características da censura. Toda censura é irrazoável e desproporcional“, disse Marsiglia.
Nas minhas falas, eu pude resgatar muitas informações do capítulo sobre liberdade de expressão do meu livro “STF – Como chegamos até aqui?“, também lançado pela Avis Rara.
A íntegra da conversa está aqui:
Foi proveitoso também fazer comparações com a Suprema Corte, especialmente o caso MarburyXMadison, que explico melhor no início do meu livro.
O vídeo do Conexão Motta já está com 56 mil visualizações e os comentários estão ótimos!







Deixe um comentário