Homenagem à Catalunha e Recordando a guerra espanhola, de George Orwell

Aos 33 anos, o escritor britânico George Orwell embarcou à meia-noite de 25 de dezembro de 1936 em uma estação de trem de Paris com destino à Barcelona. Os vagões estavam cheios de voluntários europeus, que rumavam para lutar contra os fascistas na Guerra Civil Espanhola. Ao despertar na manhã do dia seguinte, Orwell viu pela janela do vagão que todos os agricultores trabalhando nos campos se viravam para a direção do trem e, com a coluna ereta, faziam a saudação antifascista com o punho cerrado — o mesmo gesto que décadas depois se repetiria em protestos pelo mundo todo. “Eles eram como uma guarda de honra, saudando o trem quilômetro após quilômetro”, escreveu Orwell.  

Ao longo de seis meses, Orwell participou de treinamentos militares com adolescentes espanhóis, quase morreu de tédio nas trincheiras, atirou contra soldados franquistas, montou guarda no telhado de um cinema, dormiu enrolado em uma cortina de cabaré na companhia de duas granadas e fumou cigarros feitos por andaluzes ignorantes. De folga em Barcelona, comeu e bebeu tanto que teve de recusar uma oferta para participar do conflito em Madri. Dias depois, testemunhou a ação dos comunistas, que prenderam e fuzilaram anarquistas e trotskistas, enquanto as tropas de Franco avançavam no restante do país. 

A experiência espanhola moldou a visão de mundo de Orwell, que depois escreveria os livros A revolução dos bichos e 1984. Este ebook inclui o livro Homenagem à Catalunha, que ele começou a escrever em Barcelona, e o ensaio Recordando a guerra espanhola, que o autor redigiu anos mais tarde. Ao longo dos textos, mais de 60 notas trazem explicações e curiosidades obtidas a partir de obras de outros autores e pesquisadores. Para o leitor não se perder na complicada guerra espanhola, considerada um ensaio da Segunda Guerra Mundial, há ainda uma linha do tempo e um glossário. A palavra, contudo, é sempre do brilhante George Orwell. É ele quem comanda esta aventura. 

– No Kindle, da Amazon

  1. Adorei a indicação. Sou leitora viciada principalmente qdo se fala de história vê cultura de outros países, sem falar no…

%d blogueiros gostam disto: