Fome na Ucrânia – Os relatos do front do Holodomor

O jornalista galês Gareth Jones (1905-1935) é considerado um herói na Ucrânia. Aos 24 anos, ele iniciou a primeira de três viagens para a União das Republicas Socialistas Soviéticas, a URSS, para documentar a evolução do plano Quinquenal, anunciado pelo ditador Josef Stalin. Na terceira viagem, em 1933, Jones testemunhou o Holodomor, termo criado com a união das palavras ucranianas holod (fome) e mor (extermínio).

Nessa tragédia causada pela coletivização das terras e pelo confisco de grãos, cerca de 4 milhões de ucranianos perderam suas vidas. Para se embrenhar no interior da Rússia, Gareth Jones comprou uma passagem de trem de Moscou para Kharkiv e saltou no meio do caminho, seguindo a pé pela linha de trem, na neve. No percurso de dezenas de quilômetros, visitou vinte aldeias. Conversou com os camponeses e viu a fome em toda sua crueldade.

Após o colapso da URSS, em 1991, o trabalho de Jones começou a ser valorizado. Mais recentemente, ele inspirou o filme A Sombra de Stalin, dirigido pela polonesa Agnieszka Holland. Esta seleção de 40 textos e reportagens de Gareth Jones é a primeira tradução de suas obras para o português.

Duda Teixeira é jornalista e editor da revista Crusoé/OAntagonista. Já passou pelas redações de Veja, Superinteressante, Saúde e IstoÉ Dinheiro. É autor de cinco livros, entre eles o Guia Politicamente Incorreto da América Latina, que escreveu com Leandro Narloch. Em 2021, traduziu para a Avis Rara o livro Homenagem à Catalunha e Recordando a Guerra Espanhola, de George Orwell. Nesta obra de Gareth Jones, Teixeira também foi o responsável pela seleção das reportagens e textos introdutórios.

Para comprar:

Amazon

Americanas

Martins Fontes

Livraria da Vila

Leitura